Sr. Lunga existe.

>> sábado, 27 de junho de 2009

Juazeiro do Norte do Meu Padre Cícero… isso mesmo, embora agora já me sinta meio de canto nenhum e, porque não, depois do Título de Cidadã Cratense que deram a nossa avó, um pouco Cratense, só um pouco, pois Juazeirense que se preza não diz isso. Picuinhas geográficas à parte, estive com Sampson e tantos outros primos e tios e coisa tal no querido “CARIRI”? (pra não voltar a peleja do Juazeiro X Crato), para junto com todos comemorar os 83 anos de Cândida Braz Coelho Bezerra e o tal título já mencionado.

Como não podia deixar de ser, passeando pelo escaldante Juazeiro (agora tenho que dizer Juazeiro mesmo, e escaldante o Crato tava mais), fui conferir mais uma vez a ácida educação do famoso Lunga (Joaquim dos Santos Rodrigues, olha o nome do Homem). Quando digo educação não se espantem, educação mesmo, o cara é uma seda, fala baixo, até baixo demais. Para quem não sabe Seu Lunga tem uma espécie de Sucata na Rua Santa Luzia, próxima a Rua São Paulo, por de traz da rua… não lembro mas deve de ser algum santo. Eu e Jevan (meu pai) passamos, conversamos um pouco e então dissemos:

- Seu Lunga a gente queria tirar uma foto com o senhor!
- Pois tá certo outra vez você tiram… (Lunga)
- Mas seu Lunga, da certo não?
- Você “querem” ou “queriam” a foto? (Lunga)
- Seu Lunga eu QUERO tirar uma foto com o senhor!
- Tem alguma coisa empatando aí na frente? (Lunga)

Ultrapassada a dificuldade ai está a foto.

jevan-siqueira-e-seu-lunga.jpg

Mas o que é bom mesmo em Lunga são as histórias, muitas associadas a eles sem nenhuma comprovação, mas que é bom é! Nunca me esqueço das clássicas, algumas um real exagero, mas quem sabe? Tem uma ótima, seu Lunga estava tirando goteiras, defeitos das telhas de sua casa, um curioso passou e perguntou: Tá tirando as goteiras seu Lunga? Ele responde: Tô não, tô é fazendo - e ai saiu feito louco a quebrar as telhas.

Uma certa vez dando uma surra em um dos seus filhos, quando ainda pequeno o menino gritava: Tá bom pai, tá bom pai, pelo amor de deus, tá bom!!!!! Lunga responde: Tá bom? Que legal! Pois quando tiver ruim diga que eu paro.

No seu comércio de sucata, ele também vende outros produtos dependendo da ocasião. Uma vez tinha uma saca de arroz e um romeiro perguntou: Seu Lunga como tá o arroz? Ele respondeu: Tá cru!!!!!! Um outro parou pra comprar uns ovos que tinha exposto. Pegava cada ovo e balançava perto do ouvido, um a um, quando lá ia pelos 6, 7 ovos, Lunga disse: Pare, pare, pare, que chocalho tem é no mercado, pode sair.

Numa madrugada dessas, a mulher de Lunga teve um passamento, um mal-estar, e gemendo acordou o marido:

- Lunga tá me dando uma coisa!!!!
- Então receba!
- Mas é ruim Lunga!
- Devolva!!!!!!

0 comentários:

About This Blog

Lorem Ipsum

  © Free Blogger Templates Skyblue by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP